A Epson e o meio-ambiente
Todos desempenhamos um papel de relevo na construção de um futuro melhor. Para a Epson, ser uma empresa sustentável significa respeitar cada aspeto da nossa organização, desde a mais pequena lâmpada à maior fábrica. É o que alimenta a nossa inovação, estimula o nosso crescimento, motiva a nossa força de trabalho e, em última análise, contribui para a sociedade. Também é uma parte essencial da forma como trabalhamos com os nossos parceiros ao longo da cadeia de aprovisionamento.
Condições chave
Reduzir o impacto ambiental dos nossos processos de fabrico, produtos e serviços.
Conseguir a sustentabilidade numa economia circular e avançar as fronteiras da indústria e estabelecer sistemas de reciclagem através de inovação única e aberta.
Contribuir para as iniciativas ambientais internacionais.
Algumas das nossas conquistas até agora
Nova Perspetiva
Foram lançadas impressoras têxteis jato de tinta digitais e impressoras jato de tinta profissionais equipadas com pacotes de tinta substituíveis de rendimento elevado com um impacto positivo no comportamento e nas empresas dos clientes.
Produtos
Oferta de produtos ecológicos, tais como impressoras extremamente compactas e energeticamente eficientes, e projetores que utilizam uma fonte de luz laser para proporcionar uma longa vida útil.
Produção
Foi atingido o objetivo de redução de emissões de CO₂ para o Grupo Epson como um todo. As emissões de CO₂ no ano fiscal de 2015 tiveram uma redução de 43%, quando comparadas com o ano fiscal de 2016 (o objetivo era de 35%).
Comunidade Ecológica
Foram implementados programas de serviço comunitário e formação ambiental por todo o mundo com as tecnologias e produtos Epson.
Objetivos
Nova Perspetiva
Além da simples redução do impacto ambiental dos próprios produtos, a Epson propõe novos produtos, serviços, funções e aplicações que mudam o comportamento e as atividades dos clientes.
Produtos
Queremos criar produtos atraentes e que agradam aos clientes com um impacto 50% inferior ao longo do ciclo de vida ao torná-los mais pequenos e mais leves, reduzindo os requisitos de alimentação, ao mesmo tempo que são concebidos para facilitar a reciclagem e prolongar a vida útil do serviço.
Produção
Pretendemos implementar processos de produção eficientes de baixo impacto que fornecem suporte subjacente para produtos mais ecológicos a par de programas que reduzem os custos totais e aumentam a qualidade.
Comunidade Ecológica
Desafiamo-nos a implementar novas práticas sustentáveis social e economicamente através de ações ambientais comunitárias centradas nos produtos e serviços.
A importância dos nossos objetivos para a Europa
O relatório de sustentabilidade europeia da Epson, intitulado The Green Choice, estabelece o nosso compromisso com a responsabilidade social empresarial (RSE) em todas as atividades. Destaca os avanços em matéria de redução do consumo de energia e água, bem como nas emissões de CO₂ na organização da Epson para a Europa, o compromisso com a sustentabilidade ao longo da cadeia de fornecimento e fabrico, bem como a dedicação à criação de produtos respeitadores do meio ambiente que permitem às empresas reduzir a pegada ecológica.
Harmonia, colaboração e compromisso ambiental
A Epson foi fundada em 1942 em Suwa, uma cidade localizada no rico ambiente natural de Nagano Prefecture. A convivência harmoniosa com as comunidades em que operamos tem sido uma parte essencial da empresa e, mesmo com a expansão das nossas operações a nível global, a nossa cultura de respeito pelo ambiente nunca falhou. Isto foi demonstrado em 1988, quando a Epson se tornou a primeira empresa a nível mundial a anunciar que iria eliminar gases de clorofluorcarbonetos (CFCs) das suas operações.
1942 - 2010+
1942-Controlo da poluição
A Epson começou a tratar as águas residuais das suas instalações para evitar a poluição perto do Lago Suwa. Nos anos de 1970, quando a poluição se tornou uma questão social, a Epson intensificou os seus esforços de controlo da poluição e estabeleceu novas normas ambientais internas de grande exigência com limites da qualidade da água mais estritos do que os constantes na legislação.
1983-Programas de poupança energética
Desde a década de 1980, a Epson tem vindo a implementar programas de poupança de energia através da definição de metas de redução energética, criação de controlos vigilância do consumo de energia no local, instalação de equipamento energeticamente eficiente e muito mais. Em 1983, a fábrica de Shoen (agora pertencente ao escritório de Hirooka) instalou um sistema com microcontroladores para controlar a iluminação na fábrica. As drásticas poupanças de energia que resultaram levaram o Instituto de Engenharia de Iluminação do Japão a reconhecer a fábrica de Shoen com a distinção Good Lighting Award.
1988-Declaração de ausência de CFC
Em 1988 (um ano de referência para os programas ambientais da Epson) a Epson tornou-se a primeira empresa do mundo a anunciar que iria descontinuar toda a utilização de clorofluorocarbonetos (CFCs) nas suas operações globais. Graças a um esforço intensivo de todo o Grupo Epson para eliminar estas substâncias que empobrecem a camada de ozono, tornámo-nos uma empresa sem CFCs no Japão em 1992 e em todo o mundo no ano seguinte.
1991-Centro de limpeza
Depois de estabelecer rapidamente tecnologias sem CFCs, a Epson apoiou ativamente os esforços das empresas parceiras (contratantes externos e internos) de eliminação da utilização de CFCs. No âmbito deste esforço, a Epson estabeleceu um centro de limpeza partilhado sem CFCs na antiga fábrica de Shimauchi e convidou os seus parceiros a recorrerem a ela.
1992- Reconhecimento do programa de eliminação de CFCs
Em 1992, a Epson recebeu os primeiros seis Prémios de Proteção do Ozono Estratosférico (empresariais e individuais) da Agência de Proteção Ambiental dos E.U.A. (EPA) em reconhecimento do programa de eliminação de CFCs da empresa e das suas conquistas a nível individual.
Tsuneya Nakamura, na altura presidente do conselho de administração da Seiko Epson, comentou na altura: "Quando se tornou claro que os CFCs estavam a danificar a camada de ozono, decidimos rapidamente descontinuar a sua utilização nas nossas operações. Primeiro, não pensei que a decisão era tão importante. Só mais tarde, quando recebemos esta distinção, me dei conta daquilo que tínhamos conseguido."
1993-Programas locais implementados a nível global
Em todo o Grupo Epson, surgiram programas de voluntários para promover a harmonia com as comunidades locais. Em 1993, a Epson America, Inc. (EAI) recebeu um prémio Waste Reduction Award do Estado da Califórnia pelo seu programa de voluntariado para a limpeza costeira, bem como pelos seus esforços de redução dos desperdícios.
1998-O segundo ano de referência ambiental
Em 1998, uma década após o lançamento do programa de eliminação de CFCs e no ano em que a Epson utiliza como segundo ano de referência ambiental, a Epson estabeleceu um plano de ação ambiental generalizado para enfrentar uma série de problemas ambientais e constituiu seis comissões de especialistas.
Comissão ambiental para os produtos
Comissão para a poupança de energia
Comissão para emissões zero
Comissão para a reciclagem de produtos
Comissão para o controlo de substâncias químicas
Comissão para as aquisições ecológicas
1999-Início da publicação de relatórios ambientais
Em 1999, a Epson começou a publicar um relatório ambiental anual para informar o público sobre as suas ações ambientais e para receber os comentários do público nos quais basear as ações futuras. Em 2003, começámos a publicar um Relatório de sustentabilidade anual que abrange não apenas as nossas ações ambientais, mas também os nossos programas sociais.
2000-Controlos de energia
Em 2000, em resposta aos pedidos das organizações e empresas locais que pretendem poupar energia nas respetivas instalações, a Epson associou-se a outras empresas que operam em Nagano para formar a Equipa de controlo da energia regional da Suwa. A equipa visita as empresas, escritórios e outras instalações locais para avaliar a respetiva utilização energética e recomendar formas de reduzir o respetivo consumo de energia. Em 2005, à medida que os benefícios do programa conquistavam um reconhecimento mais alargado, foi formada uma nova equipa de controlo da energia em Shinshu para proporcionar uma maior cobertura em toda a Perfeitura de Nagano. Em 2010, foi lançado um programa semelhante em Taiwan.
2000-Apoio ao projeto de reflorestação
Como forma de ajuda à Indonésia, um país onde a Epson tem operações de produção, a Epson estabeleceu um programa de reflorestação em Kalimantan, uma ilha que tem vindo a perder rapidamente as suas florestas tropicais. Com a ajuda do The Japan International Forestry Promotion & Cooperation Center, e numa estreita colaboração com o governo da Indonésia, a Epson replantou e conservou a "Floresta Epson", com uma área aproximada de 300 hectares, até 2008. Ao adotar uma abordagem agroflorestal, em que são plantadas espécies agrícolas a par de árvores, este projeto não só repôs a floresta em declínio, como também melhorou as vidas dos habitantes locais.
2001-Certificação ISO 14001
A Epson obteve rapidamente a certificação ISO 14001 como forma de ajudar a assegurar a continuidade e a eficácia dos seus programas ambientais. Em 1995, a afiliada do Reino Unido Epson Telford Ltd. (ETL) obteve a certificação BS7750 (uma norma britânica para os sistemas de gestão ambiental em que a norma ISO 14001 se baseia). Até 2001, todas as principais instalações de produção e sem ser de produção da Epson espalhadas pelo mundo já tinham obtido a certificação ISO14001.
2001-Etiquetas ecológicas Epson
Em 2000, a Epson lançou o Programa de etiquetas ecológicas Epson. Ao abrigo deste programa, utilizamos etiquetas para informar os consumidores sobre os atributos ambientais (autodeclarados) dos produtos Epson e para promover a criação de produtos ecoconscientes. A impressora de páginas LP-9400 (EPL-N7000 em algumas regiões), lançada em 2001, foi o primeiro produto a cumprir os requisitos para receber uma destas etiquetas.
2003-Aquisições ecológicas de materiais de produção
Iniciámos um programa global normalizado para garantir que determinadas substâncias banidas são mantidas fora da nossa cadeia de fornecimento. Este programa serve para garantir que as peças e as matérias-primas adquiridas pelas empresas do Grupo Epson em qualquer lugar do mundo cumprem os critérios publicados na norma Epson Group Green Purchasing Standard for Production Materials (Norma para aquisições ecológicas do Grupo Epson para materiais de produção).
Clique aqui para obter mais informações sobre as aquisições ecológicas.
2003-Programa de emissões zero
Lançámos um programa de "emissões zero" em 1997. Este programa tem como objetivos reciclar 100% das emissões geradas pelas nossas atividades profissionais (Nível 1) e para reduzir as nossas emissões totais (Nível 2). Até 2003, todas as instalações da Epson no mundo tinham atingido o Nível 1. Trabalhamos atualmente para reduzir o volume de resíduos e para atingir um nível mais elevado de reciclagem.
2008-Environmental Vision 2050
Para fazer tudo o que está ao nosso alcance para dar uma resposta capaz ao problema cada vez mais sério do aquecimento global, criámos a iniciativa Environmental Vision 2050, um documento que estabelece as metas ambientais a longo prazo da Epson.
2010-Política ambiental a médio prazo SE15
A Política ambiental a médio prazo SE15 da Epson estabelece os primeiros marcos ao longo do percurso para concretizar os objetivos da iniciativa Environmental Vision 2050.
2010-Nova perspetiva
Lançamento da SurePress L-4033A. Esta impressora de etiquetas digital foi concebida com o objetivo de utilizar tecnologias e produtos Epson inovadores para reduzir os impactos ambientais durante a sua utilização. Com a tecnologia Epson Micro Piezo, a SurePress permite aos fabricantes de etiquetas reduzirem mais drasticamente os impactos ambientais do que com as impressoras de etiquetas analógicas tradicionais.
2012-Em busca da compactação
Para melhorar o desempenho ecológico básico das nossas impressoras e para oferecer aos utilizadores mais opções de instalação, reformulámos totalmente o design da compactação. A impressora jato de tinta Expression Premium XP-600 tem mecanismos mais pequenos e novos tipos de tinteiro e cabeça de impressão mais finos, para serem significativamente mais pequenos em cada dimensão do que os seus predecessores.
2014-Revolucionar a impressão no escritório
A tecnologia jato de tinta avançada da Epson está a promover mudanças na impressão no escritório ao acelerar a mudança do laser para o jato de tinta. As impressoras jato de tinta para escritório equipadas com pacotes de tinta de alta capacidade permitem poupar recursos e tempo ao reduzir drasticamente a necessidade de substituição de consumíveis e reduzir o trabalho envolvido na substituição, encomenda, gestão e transporte do stock de consumíveis. Além disso, ao não utilizar calor na impressão, as impressoras jato de tinta Epson utilizam muito menos energia do que as impressoras laser.
2015-Reciclagem de papel no escritório
A Epson desenvolveu tecnologia que vai mudar o ciclo do papel, atribuir um novo valor ao papel usado e estimular a reciclagem no escritório. O reciclador de papel PaperLab, com lançamento comercial agendado para 2016 no Japão, utiliza a tecnologia original Dry Fibre Technology da Epson para destruir com confiança os documentos e reciclá-los sem consumir os preciosos recursos hídricos5.
2017-OnePlanet Summit
A Epson junta-se ao apelo das empresas para acelerar a ação climática: Dois anos após a adoção pioneira do Acordo de Paris (12 de dezembro de 2015), temos o orgulho de ser uma das 54 empresas globais que apelam para ações climáticas ambiciosas como base para o sucesso económico futuro como parte da OnePlanet Summit.
Criar
Para produzir com o mínimo de materiais e energia, e evitar as emissões desnecessárias
Reciclar e reutilizar
Concebemos os nossos produtos para serem fáceis de reciclar após a utilização.
O nosso objetivo:
Reduzir a utilização das matérias-primas e dos recursos
Tomar medidas para reutilizar, reduzir ou reciclar os resíduos, e evitar a poluição
Fomentar um circuito de recuperação e reciclagem dos produtos utilizados
ISO 14001: política ambiental
Estamos empenhados na redução do impacto ambiental das nossas atividades ao assegurar que estamos em conformidade com a legislação ambiental e os requisitos ambientais relacionados nos países em que operamos. Além disso, estamos empenhados em evitar a poluição e, em colaboração com as empresas do nosso grupo e fornecedores externos, procuramos continuamente os meios para melhorar o nosso desempenho ambiental.
ISO 9001: política de qualidade
Os nossos princípios de qualidade baseiam-se no conceito de orientação para o cliente. O nosso objetivo é atingir um elevado padrão de excelência pessoal e empresarial para conseguir a satisfação contínua do cliente.
Epson Europa Sustentável Política de Objetivos de Desenvolvimento
As Nações Unidas lançaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
em 2015 como plano de ação para o nosso pessoal, planeta e prosperidade futura.
A Epson está totalmente empenhada nos ODS.
Poupanças potenciais nas emissões de CO₂ decorrentes do consumo energético para os clientes Epson⁶
Ao mudar para impressoras jato de tinta profissionais Epson, os nossos clientes poderiam ter poupado até 65,7 milhões de euros na conta de eletricidade e até 124 mil toneladas de CO₂ ao longo de dois anos.
Localizador de produto TCO
TCO Certified é uma certificação global de sustentabilidade para produtos de TI, fundada há mais de 25 anos. Os critérios incluem manufatura socialmente responsável, meio ambiente, saúde do usuário, segurança e design ergonômico. Todos os critérios são desenvolvidos a partir de uma perspetiva de ciclo de vida, abrangendo as fases de fabricação, uso e final de vida.
Localizador de produtos Blue Angel
O Blue Angel é o rótulo ecológico do governo federal da Alemanha desde 1978. O Blue Angel estabelece padrões elevados para o design de produtos ecologicamente correto e provou ser nos últimos 40 anos um guia confiável para um consumo mais sustentável.
Produtos respeitadores do meio-ambiente
XP-8500
O design compacto e leve oferece ao cliente maior liberdade na localização de instalação e reduz o impacto ambiental.
O design compacto e leve contribui para a poupança de recursos.
- A The XP-8500 é aproximadamente 10% mais pequena e 7% mais leve do que a XP-750.
Poupança energética
O consumo energético no modo de espera é inferior a 1 W
Utiliza aproximadamente 67% menos energia no modo de espera do que a XP-750.
Robôs SCARA compactos
Os robots industriais da Epson lideram a indústria há mais de 30 anos graças à sua inovação e fiabilidade. Além disso, a Epson mantém a maior quota do mercado global de robots SCARA há seis anos⁸.
Os robots SCARA multifunções compactos aumentam a produtividade e poupam espaço ao automatizarem as tarefas simples, substituindo os robots de eixo único.
Equipado com um controlador incorporado para poupar espaço
Funciona em CA de 100 V, utiliza 30% menos energia do que os sistemas de robot Epson comparáveis⁹
Não são necessárias pilhas para a unidade do motor, reduzindo assim a utilização de recursos, a manutenção e o tempo de inatividade da fábrica
EB-L25000U
A fonte de luz laser de alto débito tem uma longa vida útil e ajuda a diminuir o tamanho do motor ótico.
A EB-L25000U anima grandes eventos com produções de imagens impressionantes e um nível de fiabilidade que só uma fonte de luz laser oferece.
Integra uma fonte de luz laser com um disco de fósforo inorgânico e painéis LCD inorgânicos para uma utilização praticamente sem manutenção de até 20.000 horas.
Design leve e compacto, melhoria da robustez e facilidade de instalação.
-Espelhos mais pequenos e leves, os painéis LCD e outros componentes principais no motor ótico.
-A estrutura tubular e a placa asseguram uma maior durabilidade e resistência às pancadas.
BT-300
Compactos e leves, os Moverio BT-300 são confortáveis, mesmo quando utilizado durante muito tempo.
O design compacto e leve contribui para a poupança de recursos
- O headset é aproximadamente 22% mais leve do que os BT-200 e aproximadamente 71% mais leve do que os BT-100.
Epson Stylus Pro WT7900
A The Epson Stylus Pro WT7900 oferece a primeira tinta branca aquosa da indústria. Isto ajuda a reduzir a sobrecarga para o meio-ambiente, ao mesmo tempo que oferece uma maior flexibilidade e eficiência operacional.
Ao empregar tintas aquosas com odor neutro, a Epson Stylus Pro WT7900 não exige um ambiente de funcionamento especial.
Baixo consumo de energia ao não serem utilizados aquecedores, lâmpadas ou equipamento de ventilação nas impressoras de tinta baseada em solventes ou de cura por LED UV.
Certificação ENERGY STAR
TM-m30/TM-m10
Uma impressora de recibos compacta adequada para os ambientes de POS baseados em tablet. Combina uma estrutura compacta e elegante com um desempenho ambiental.
As elegantes e modernas impressoras de recibos TM-m10 e TM-m30 são aproximadamente 71% e 46% mais pequenas do que a Epson TM-T20II, pelo que são ideais para ambientes POS baseados em tablet e espaços de balcão.
Equipadas com uma série de funcionalidades para a poupança de energia, a TM-m10 e a TM-m30 consomem cerca de 81% e 78% menos energia do que a TM-T20II.¹¹
As funções de poupança de papel poupam recursos e reduzem os custos.
TM-S9000MJ
Enquanto produto multifunções, a TM-S9000MJ oferece um menor impacto ambiental, ao mesmo tempo que alivia a carga de trabalho dos caixas ao processar eficazmente os cheques de fora eletrónica.
Suporta a digitalização do processo de liquidação de cheques e também reduz consideravelmente os impactos ambientais relacionados com o transporte físico dos cheques.
As funções necessárias para os caixas estão integradas numa unidade, reduzindo os impactos ambientais relacionados com a utilização de energia, os recursos, etc., ao não exigir equipamentos separados.
Seiko Astron SBXB003¹¹
A série 8X é a segunda geração dos relógios solares Astron GPS, os primeiros relógios do mundo com capacidade para identificarem rapidamente a sua posição e determinarem a hora local em qualquer lugar na Terra. Os relógios na série contam com um cronógrafo (função de cronómetro) e ecrã com dois fusos horários, e mesmo assim são 30% mais pequenos¹² do que a primeira geração da série 7X e com uma eficiência energética cerca de 40% superior.
O desenvolvimento de novos componentes centrais, incluindo o módulo GPS, o sistema de alimentação e a antena permitiram à Epson reduzir o tamanho e aumentar a eficiência energética da série 8X, quando comparada com a série 7X.
O painel solar elimina a necessidade de ter uma bateria de substituição num carregador externo.
¹ Recursos não renováveis, tais como petróleo e metais
² 3.639 responsáveis e colaboradores de TI de França, Alemanha, Espanha, Itália e do Reino Unido, estudo da FTI Consulting para a Epson 2015
³ Wastlund, Reinikka, Norlander & Archer, 2005: http://www.radford.act.edu.au/storage/reading-on-screens-v-paper.pdf.
⁴ Para compreender estes valores e como podem ser benéficos para o seu negócio, visite www.epson.eu/maketheswitch.
⁵ É utilizada uma quantidade reduzida de água para manter um determinado nível de humidade no interior do sistema.
⁶ Calculado com base no número de impressoras jato de tinta profissionais Epson vendidas nos dois últimos anos civis (AC16, AC17) nos mercados de 6 estados membros da União Europeia, com uma utilização média de quatro anos dos produtos.
⁷ Visite www.epson.eu/maketheswitch para obter mais informações.
⁸ Quota de mercado baseada nas receitas dos robots SCARA industriais, 2011-2016. (Fonte: Fuji Keizai "2012 - 2017 Worldwide Robot Market and Future Outlook")
⁹ Em comparação com um robot Epson LS3 SCARA
¹⁰ Comparação com uma ligação Ethernet (230 V)
¹¹ Este produto é vendido pela Seiko Watch Corporation.
¹² Em comparação com o mostrador do relógio (caixa) dos modelos na série 7X, lançados em 2012.